Jerônima Gonçalves dos Santos, a popular Dona Loló, nasceu em 10 de agosto de 1934, no município mineiro de Campina Verde. Aos dois anos de idade, veio de mudança com os pais Tonico Moreira e Joana Mendes para o município de Santa Vitória, morando, inicialmente, na região das Perobas.
Em pleno ano de 1952, Dona Loló aprendeu a costurar, tendo como instrutora a senhora Germana. Pouco depois, em 1954, se casou com Anézio de Souza Santos, com quem teve quatro filhos: Maria das Graças (Dadaça) e Zuleimar e o casal José e Maria Aparecida – falecidos antes do nascimento.
Dona Loló, hoje com 80 anos, também inclui como filho Milton Moreira de Aquino (o Miltinho da Cemig), a quem criou com muito amor, desde os cinco meses de vida.
Neste ano de 2015, Dona Loló está completando 63 anos de profissão.
Segundo ela, embora já esteja cansada por tantos anos dedicados à profissão de costureira, ainda pratica o serviço, mas, que faz por gosto. As costuras atuais, diz Dona Loló, tem sido de forma mais restrita, apenas fazendo roupas para criança, utilizando a máquina de costura dada como presente pelo falecido esposo Anézio.
Comentários