Na busca por reduzir os índices de infestação do mosquito Aedes Aegypti, Prefeitura de Santa Vitória está implantando o Sistema MI-Dengue de monitoramento na cidade.
Na quarta-feira (14), os técnicos da empresa responsável pelo sistema, Ecovec, juntamente com os profissionais do Centro de Controle de Endemias da Prefeitura estarão instalando a MosquiTRAP – armadilha desenvolvida para captura do Aedes Aegypti, mosquito vetor da Dengue. No total serão 70 armadilhas.
Com este sistema instalado em Santa Vitória, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, pretende reduzir o índice de infestação do mosquito da Dengue no município.
Para isso, as informações coletadas através da MosquiTRAP serão inseridas em um banco de dados. Esta inserção ocorre através de um aparelho de celular diretamente ao banco de dados da Ecovec.
De acordo com a secretária Sandra Barbosa, o MI-Dengue irá possibilitar aos técnicos da Saúde que intensifiquem as ações de controle, de forma a melhor direcioná-las. “Com este novo sistema, tornaremos nossas ações mais eficazes, rápidas e menos onerosas”, explica.
Para o prefeito Genésio Franco de Morais Neto, a implantação do MI-Dengue em Santa Vitória é um avanço, uma vez que é primordial investir na prevenção e controle da Dengue. O prefeito explica que com o monitoramento a Prefeitura poderá atuar na hora e no lugar correto e com a intensidade exata, evitando o desperdício de recursos.
Os técnicos do Centro de Controle de Zoonoses já foram capacitados pela Ecovec, e estão pontos para utilizar o sistema.