Na primeira etapa da obra da Usina de Reciclagem de Lixo de Santa Vitória foram construídos um galpão para depósito de materiais recicláveis, prédio administrativo da usina e extensão de rede elétrica, com recursos advindos do Ministério da Saúde/FUNASA, incluindo contrapartida da Prefeitura de Santa Vitória. A obra está sendo construída próxima ao Aterro Controlado, em setor industrial distante da área urbana.
Agora, para execução de obra de complementação da construção da referida usina, a Prefeitura investiu por conta própria o montante de R$ 51.422,02. Já se encontra em fase final de acabamento.
Para o prefeito Genésio Franco de Morais Neto, com a construção desta usina de reciclagem de lixo, a Prefeitura terá condições de dar uma melhor destinação para o lixo produzido na cidade, saindo de uma situação de prejuízo e dano ambiental para uma situação de geração de renda e diminuição significativa dos riscos de contaminação, além, é claro, da melhoria da qualidade de vida de toda a população.